RSS Feed

sábado, 29 de agosto de 2009

A história fantasiosa das duas luas no céu em Agosto

Em Agosto de 2003, começou a circular um e-mail dizendo que Marte estaria tão perto da Terra que o seu tamanho, visto do nosso planeta, seria igual ao da Lua. Carlos Oliveira, professor de astrobiologia da Universidade de Austin, chama-lhe “a história fantasiosa das duas luas no céu em Agosto”.

A data de 27 de Agosto tem sido referenciada, desde 2003, como o dia em que Marte e Lua parecem ter o mesmo tamanho. Carlos Oliveira, da Universidade de Austin, é pragmático na explicação deste mito. “Alguém em perfeita consciência poderá pensar que no dia 26 Marte estaria pequeno, tal como no dia 28, e subitamente no dia 27 é que se aproximaria rapidamente da Terra tornando-se o tal “monstro” no céu?”. “Não há revoluções no Universo – tudo acontece de forma gradual”, afirma, num artigo publicado no blogue astroPT.

Por outro lado, refere o investigador, “se Marte viesse para tão perto da Terra de modo a ficar tão grande no nosso céu (quanto mais perto, maior o tamanho aparente dos objectos), as forças gravitacionais envolvidas levariam a que a vida humana na Terra se tornasse no mínimo bastante difícil.”

A explicação para o surgimento deste mito relaciona-se directamente com as órbitas dos dois planetas. “Devido às órbitas de Marte e da Terra à volta do Sol, a cada 2 anos e 2 meses (em média é a cada 780 dias), Marte encontra-se novamente mais próximo da Terra – não tão próximo como em 2003, mas no “mesmo lado da órbita” e consequentemente relativamente próximo da Terra”, afirma Carlos Oliveira.

Por isso, alerta o investigador, têm surgido nesta altura do ano, desde 2003, e-mails que divulgam a informação falsa de que Marte estará do tamanho da Lua. O que “é impossível”. 

1 comentários:

Nerfethyty disse...

Oiii ^-^ ... o povo adora uma teoria de fim de mundo e tal né xD
.
.
.
Bjocas