RSS Feed

sábado, 5 de setembro de 2009

O Tango


Originariamente, o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. Esteve associado desde o princípio com bordéis e cabarés, âmbito de contenção da população imigrante massivamente masculina. Devido a que só as prostitutas aceitariam esse baile, em seus começos era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens.

Mas o tango como dança não se limitou às zonas baixas ou a seus ambientes próximos. Estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.

A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo "bandoneón". Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi se desenvolvendo e adquirindo um sabor único.

Carlos Gardel foi o inventor do tango-canção. Falecido em 1935 aos 45 anos em um acidente aéreo, ele foi o grande divulgador do tango no exterior. Nos anos 60, porém, o gênero foi ignorado fora da Argentina. Ressurgiu renovado por Astor Piazzolla, quem lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico.

Hoje em dia o tango vive, não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo Buenos Aires.

Alguns compositores tradicionais do tango:


Alfredo Le Pera, Ángel Villoldo, Aníbal Troilo, Astor Piazzolla, Carlos di Sarli, Carlos Gardel, Edgardo Donato, Eduardo Arolas, Enrique Santos Discépolo, Francisco Canaro, Gerardo Matos Rodríguez, Horacio Salgán, Hugo del Carril, Juan de Dios Filiberto, Julio Sosa, Mariano Mores, Osvaldo Fresedo, Osvaldo Pugliese, Juan D'Arienzo, Julio de Caro, Roberto Firpo, etc.


POST ADAPTADO. PARA VER O ORIGINAL, CLIQUE AQUI




Particularmente, prefiro Carlos Gardel, Astor Piazzolla e curto o Bajofondo Tango Club (eletrotango). E o tango que eu mais gosto é o Por Una Cabeza.



0 comentários: